Guia de Educação

Para que a Prova Brasil é útil?

A Prova Brasil, como é conhecida a Anresc (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar), é um dos principais meios para medir a qualidade da Educação Básica no País.

Dela participam alunos de escolas (municipais, estaduais e federais) da Rede Pública de Ensino, no quinto e nono ano do Ensino Fundamental. Os estudantes respondem a questões de Língua Portuguesa, com foco na leitura, e de Matemática, com foco na resolução de problemas. E a um questionário socioeconômico sobre fatores que podem ser associados ao desempenho na avaliação.

Também, professores e diretores respondem a questionários de dados demográficos, perfil profissional e condições de trabalho.

Os resultados são mensurados segundo a Matriz de Referência de Avaliação do Inep, que determina as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver, conforme a etapa do ensino. Assim, o Ministério da Educação (MEC) consegue identificar pontos de dificuldade nas Redes de Ensino.

Com os resultados da Prova Brasil, que compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), as secretarias municipais, estaduais e o MEC desenvolvem políticas e os Municípios recebem investimentos financeiros governamentais para melhoria da qualidade da Educação Básica.

Clique aqui e veja mais

Somos Educacao Administrator

Post navigation