Guia de Educação

Como aplicar o Saeb e garantir os resultados adequados

Sua escola vai participar do Saeb? Sua equipe já sabe como se preparar para obter bons resultados? Neste artigo, vamos dar a você mais detalhes sobre esse processo que podem auxiliar sua equipe nestas semanas que antecedem o teste.

A sigla Saeb deriva do programa denominado Sistema de Avaliação da Educação Básica, que diz respeito a uma aferição externa em larga escala que:

• avalia a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nas escolas nos diversos níveis governamentais (estadual, regional, federal e municipal);

• subsidia a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas para a educação baseadas em evidências; e

• desenvolve competências técnicas e científicas na área de avaliação educacional.

Os resultados do Saeb, combinados com dados do Censo Escolar, possibilitam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Essa combinação permite compreender até que ponto os estudantes do Ensino Básico estão aprendendo o que é desejável em cada etapa.

A análise dos resultados viabiliza a reavaliação e a revisão de parâmetros das atuais políticas da educação do país. Para as equipes gestoras, essa análise pode ser uma ferramenta norteadora de possíveis mudanças nas práticas pedagógicas. Ao mesmo tempo, pode auxiliar os professores a melhorar a qualidade das suas aulas.

 

Entenda a prova

Na edição deste ano, a aplicação do Saeb acontecerá entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro. Serão avaliados os estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

Um dos principais aspectos a considerar para que se obtenham resultados adequados no Saeb é garantir que os alunos entendam muito bem o funcionamento da prova. Para tanto, os professores devem previamente estudar com cuidado as matrizes e os pré-requisitos do sistema.

A preparação para as provas envolve atitudes e planejamento de médio e longo prazos. Esforços devem ser empreendidos durante todo o Ensino Básico. Não há como melhorar de fato os resultados dos testes apenas com ações eventuais. Essa preocupação deverá, inclusive, fazer parte do projeto político-pedagógico da escola.

Uma das formas de preparar os alunos é aplicar simulados com o mesmo modelo das avaliações, preferencialmente utilizando cartões-resposta. Outro cuidado importante é alertá-los acerca dos termos que incidem com frequência nas provas, para que não haja confusão quanto aos enunciados. Compreender e diferenciar termos como “assinalar”, “circular”, “escolher”, entre outros, pode ser decisivo na hora da avaliação.

Contudo, para o dia da prova, é fundamental tomar cuidados específicos, tais como preparar a equipe para imprevistos e informar todos os alunos envolvidos sobre a realização e a importância da prova.

O principal objetivo de um processo avaliativo é ser um instrumento mediador entre a situação corrente, a situação ideal e o plano de ação para passar de um estágio para o outro.

É importante considerar as avaliações como parte do processo de ensino e de aprendizagem. As análises geram uma visão diagnóstica do ensino da escola. Com base nesse diagnóstico, é possível desenvolver estratégias para aprimorar práticas e caminhar em direção a resultados cada vez melhores.

De acordo com o cronograma oficial, os gestores terão acesso aos resultados preliminares do Saeb 2019 a partir de 31 de maio de 2020.

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